Este artigo tem como finalidade esclarecer como funciona a cobrança das conversas em um canal do tipo Whats App na Meta

A Meta tem como configuração padrão a cobrança por conversas ativas e receptivas onde as mesmas possuem uma duração de 24hrs

A Cobrança de conversas se da conforme abaixo


Conversas Ativas

        A cobrança pelo envio de mensagem ativa (template) ocorre mesmo que o destinatário não responda a mensagem (o gatilho é o recebimento da mensagem, se o destinatário receber a mensagem haverá a  cobrança).

        Caso exista uma janela aberta que foi iniciada por um atendimento receptivo e o remetente envie um template ativo haverá cobrança pelo envio do template (mesmo que em uma janela aberta). A única exceção é se a janela foi aberta por um template do mesmo tipo que foi enviado durante a janela aberta (ex.: a janela foi aberta por uma mensagem ativa (template) do tipo marketing e o usuário enviou um template do tipo marketing. Como o template é do mesmo tipo que o template que abriu a janela não há cobrança).

Conversas Receptivas

        A cobrança pelo recebimento de mensagem ocorre no momento em que o destinatário recebe a mensagem, ou seja, quando o cliente envia uma mensagem ao numero verificado.

        Hoje a Meta disponibiliza uma franquia gratuita de 1.000 conversas receptivas, após o termino da franquia a cobrança começa a ser realizada



No momento da criação deste artigo a precificação das conversas da Meta é

Conversas Ativas US$ 0,05
Conversas Receptivas US$ 0,03