Como não ter o número bloqueado pelo WhatsApp

Se você usa seu número apenas para recepção dos clientes, você provavelmente deve ficar bem. Entretanto ainda é possível o WhatsApp bloquear seu número por diversos motivos, fique atento em algumas dicas para evitar passar por esse problema:

  1. Recomendamos usar o WhatsApp Business com o MolaBox, pois os algoritmos de bloqueio são diferentes do WhatsApp pessoal, considerando as necessidades do negócio. Se possível defina uma mensagem automática de boas-vindas sempre no aplicativo WhatsApp de sua empresa e não no Bot.
  2. Não use o WhatsApp para fins de marketing: A menos que seus contatos tenham autorizado o envio de mensagens de Marketing, o risco de seu número ser bloqueado pelo WhatsApp é maior. Uma dúzia de "Denunciar como spam" por seus usuários é suficiente para bloquear sua conta do WhatsApp. Depois que o bloqueio for concluído, não será mais possível desbloquear sua conta e você terá que prosseguir para integrar um novo número de telefone.
  3. Nunca use seu número receptivo para fazer campanhas: Damos a opção de envio em massa para seus contatos do WhatsApp, mas como dito, o risco de ter seu número bloqueado é muito alto. Então dedique um número descartável para realizar campanhas e nunca faça "chat ativo" (Iniciar chat sem o cliente ter entrado em contato antes) do seu número principal receptivo.
  4. Não faça campanhas no mesmo dispositivo e rede do número receptivo: Se for realizar campanhas (envio em massa) no WhatsApp, use outro celular e em outra rede de internet (outro IP) que não seja do número receptivo. Pois se seu número usado na campanha for banido, existe uma chance de o WhatsApp colocar o número receptivo em uma lista negra por estar relacionado por dispositivo ou por IP ao número banido.
  5. Não envie mais de 6000 mensagens / dia: se você planeja exceder esses volumes, recomendamos criar outro canal de WhatsApp e dividir seu atendimento com esse outro número. Além de que sempre tente colocar tudo dentro de uma mensagem. Sabemos que não é agradável enviar mensagens longas, mas recomendamos que evite mensagens frequentes.
  6. Não use números ou dispositivos que foram bloqueados pelo WhatsApp no passado.
  7. Evite enviar links que foram marcados anteriormente como spam no Whatsapp ou que não sejam HTTPS. Um encurtador de URL é uma boa ideia
  8. Não deixe seu bot rodando sozinho por muito tempo, de vez em quando abra o Whatsapp no dispositivo, role alguns chats, envie algumas mensagens manualmente, faça poucas chamadas no Whatsapp, feche o Whatsapp Web e abra novamente, etc.
  9. IMPORTANTE Se você ativou um novo número ou é novo no aplicativo WhatsApp, não comece a enviar mensagens desde o dia 1, sempre use um processo de aquecimento enviando algumas mensagens de qualquer outro telefone (amigos ou outros números que você tenha) para o seu novo número. Simule conversas.