Agora a tela de atendimento do Mola conta com mais esse recurso: Consulta de margem online via IN 100!  Para utilizar essa facilidade, é necessário que o cliente tenha configurado o acesso às credenciais de Integração com o banco BMG.  Caso ainda não tenha as credenciais configuradasclique aqui.

A IN100 atualiza a margem disponível de empréstimo e RMC do benefício exclusivamente do INSS de um cliente.

Para realizar essa consulta de margem é necessário enviar os seguintes dados obrigatórios na integração: Nome Completo do cliente, CPF, Data de nascimento, Cidade e Estado (do benefício), número da matrícula do benefício e o celular do lead tomador.


Quando esses dados são enviados, para a integração, o Banco envia um SMS de autorização de compartilhamento da margem para o lead tomador, contendo um token. O Lead passa esse token para o agente (corban) que insere no Mola, dentro da tela de atendimento do lead e, após a inserção do token, a consulta à margem é iniciada pelo banco e enviada ao Mola para exibição ao usuário em até 15 minutos. O usuário pode acompanhar todo o progresso da consulta através do histórico das solicitações do cliente. O token possui a validade de 24 horas antes de ser expirado.


Depois que a margem é atualizada pelo banco, é exibido o valor da margem na tela do benefício e, em detalhes do benefício é possível visualizar a informação de quando foi realizada a última atualização pela IN 100.


⚠ Importante! A IN100 atualiza apenas a margem do benefício, não faz a atualização das operações que possam existir relacionadas ao benefício do cliente para Refinanciamento ou Portabilidade.


O que é a Instrução Normativa nº100, publicada pelo INSS?


Trata de uma série de medidas e orientações sobre a contratação de crédito consignado pelos beneficiários do INSS (aposentados e pensionistas). Entrou em vigor no dia 30/03/2018. 


IN100 na íntegra: Clique aqui


Fluxo de utilização e principais telas

Ao consultar o CPF do cliente:

Abrirá a tela de atendimento com duas possibilidades:


Possibilidade 1: Cliente não existe no Mola. Serão exibidos os campos obrigatórios em branco para a digitação dos dados pelo usuário ou pode ser realizado o enriquecimento de dados via botão "Atualizar dados". Caso algum campo obrigatório não tenha sido atualizado pelo enriquecimento, é necessário preenchê-lo manualmente antes de consultar a IN 100.

Dados pessoais do cliente obrigatórios para consulta de margem via IN 100:

  • Nome Completo
  • CPF
  • Data de Nascimento
  • Cidade
  • Estado
  • DDD+Celular

Dados do benefício obrigatórios para consulta de margem via IN 100:

  • Matrícula do benefício


Possibilidade 2: Cliente já existe no Mola. Serão exibidos os dados do cliente no bloco do cliente já preenchidos nos devidos campos.


Após o preenchimento dos dados do cliente ou consulta do cliente na base de dados do Mola, deverá ser preenchido o bloco de benefícios (fundos de renda do cliente). Para consulta IN 100, o botão só ficará habilitado caso a entidade do benefício for INSS. Caso o cliente não tenha credenciais de integração parametrizada, na tentativa de atualização via IN 100, será exibida mensagem "Não existe credenciais parametrizadas para continuar é necessário realizar a parametrização"



Caso o usuário tenha o ambiente habilitado para a consulta IN 100, ao clicar no botão de 'Consulta IN100' abrirá a seguinte tela para que seja incluído os dados de contato do cliente (DDD + Celular):



Quando o usuário inserir o DDD e Celular do cliente e clicar em 'Enviar SMS com token', o cliente deve receber um SMS no celular informado com o token que autoriza o acesso à margem atualizada IN 100. 



O Cliente deve passar o token para o usuário (agente - corban) para que o mesmo insira a informação no campo indicado no Mola. Ao inserir o token, é realizada a solicitação da margem atualizada para o banco. Essa ação de retorno pode demorar cerca de 15 a 30 minutos para obter a margem atualizada.


Todos os passos relacionados à IN 100 serão apresentados no histórico contido na tela de envio do SMS. Caso exista algum problema no envio do SMS ou até mesmo no token informado, é habilitado o botão de 'reenviar SMS' para o mesmo número informado na tentativa anterior. Caso seja necessário enviar SMS para outro numero de celular, basta inserir um novo numero de celular e clicar na opção de 'Enviar SMS com Token'.


Após a atualização de dados via IN 100 é apresentado alerta, acima do benefício, contendo a data, hora e usuário que fez a atualização da margem via IN 100.


Existe a possibilidade de alteração manual dos dados do benefício atualizados via IN 100 via tela de detalhamento do benefício (Botão abaixo grifado em amarelo).


Essa ação é mapeada e será exibida na tela como alerta de informação alterada manualmente.