A funcionalidade de Importação de Extrato Oficial do INSS do Mola Vendas permite que o Corban importe o extrato Meu INSS do tomador de crédito diretamente na tela de atendimento do Mola.


Ao realizar a importação do PDF oficial do INSS, o Mola apresenta na tela todas as informações detalhadas do beneficiário, como benefício, margem disponível e operações de consignado vigentes.


Com isso, o corban consegue visualizar e simular todas oportunidades disponíveis de refinanciamento, portabilidade e novo contrato de crédito, utilizando os coeficientes do seu banco, trazendo os valores reais de cada operação na tela, tudo de forma simples, segura e rápida.


O que é o Extrato Meu INSS?


O Meu INSS é uma ferramenta criada pela Previdência Social com o objetivo de facilitar a vida dos beneficiários, agilizando atendimentos e diminuindo o fluxo de pessoas e as grandes filas nas agências físicas.


Através da plataforma é possível gerar um extrato onde consta o quanto o beneficiário recebe e também quaisquer débitos de empréstimos ou cartões que estejam associados à fonte de renda.


Fluxo de utilização e principais telas

É possível atualizar ou incluir os dados de um benefício através da importação de um Extrato de Empréstimos Consignados do INSS.


Para tanto, é necessário que este extrato seja um arquivo oficial, em formato PDF, baixado através do portal Meu INSS.


O extrato deve possuir uma data igual ou mais atual que a competência que o Mola apresenta, a verificar pelo campo destacado em amarelo (considerando apenas o mês/ano) :

Como executar essa importação?

Ao realizar a consulta do CPF o sistema fará a consulta no Banco de dados do Mola Vendas, buscando os dados do cliente pelo CPF inserido, caso não encontre, ainda fará uma requisição utilizando também o CPF para o fornecedor de benefícios Offline. Caso exista retorno com algum benefício, esse será exibido na tela, dessa forma:



Apresentaremos uma mensagem de incentivo para o usuário, informando sobre o benefício da importação do Extrato que pode ser retirada da tela clicando em "entendi!". Essa mensagem sempre será apresentada quando a competência do benefício exibido for mais antigo que o mês/ano atual ou quando não houver benefício para o cliente.

Para iniciar a importação, basta clicar no botão de Importação INSS :

Abrirá um modal para upload do arquivo que deve estar salvo na máquina do usuário:


Escolher o arquivo e clicar em "Enviar Arquivo". Processaremos o arquivo enviado, preenchendo os dados do benefício contido no mesmo, margens e operações financeiras e apresentaremos na tela.


A importação pode ser realizada mais de uma vez se o arquivo importado for da mesma competência ou de competência superior para o mesmo benefício.


Para clientes em que a busca no banco de dados e no fornecedor não obtiver resultados, vamos apresentar mensagem para que o usuário preencha os dados obrigatórios para a criação do cliente na nossa base (Nome e Data de nascimento).


Ao clicar em 'Avançar' é habilitado o botão de 'importação INSS' e deve ser considerado o mesmo processo explicado anteriormente.

Validação: Não é possível importar um extrato onde o CPF do tomador é diferente do CPF da tela de atendimento do Mola.


Para editar um benefício ou operação importada via extrato Meu INSS, basta clicar no 'detalhamento do benefício' e posteriormente em 'editar'.