É através da Conciliação que o Mola permite verificar se está tudo correto no controle interno ou se há inconsistências de dados.

A primeira etapa para que você possa fazer conciliação, é tirar um extrato da sua conta. A partir daí, você tem que garantir  que o saldo da sua conta no banco está igual ao saldo da sua conta no Mola. 


Para fazer isso, é necessário lançar no Mola os lançamentos que têm em seu extrato. Os lançamentos em seu extrato pode ser de 2 tipos: Créditos ou Débitos.


Pra fazer os lançamentos: > Adicionar Registro > Selecionar a Opção "crédito" ou "débito".


Selecionando a opção "crédito", você vai lançar um valor que foi creditado em sua conta. Pra isso, é necessário selecionar qual o CNPJ que está vinculado aquele crédito (Empresa), Preencher uma descrição dele, selecionar a competência, a data que ocorreu o lançamento e o valor. E salvar.
É possível também fazer a classificação financeira desse lançamento nesse momento - ou deixar pro futuro, ficando à seu critério. Caso opte por fazer, basta salvar em seguida.
A partir desse momento, o saldo da sua conta vai passar a ser o saldo do crédito, pois antes estava com o Saldo zerado.
O lançamento do débito funciona de forma semelhante, seguindo os mesmos procedimentos e caminhos acima.
.
Você consegue visualizar facilmente na listagem, os lançamentos que já tiveram a sua classificação feita realizada, observando o ícone de "rateio" na coluna de "Info". Os que possuem classificação terão o ícone azul e os que não possuem, terão o ícone vermelho.
Além de créditos e débitos, no Mola também é possível sinalizar transferências entre contas, para isso é só clicar na opção Ações > Transferência entre contas.
É necessário selecionar a conta de origem e a conta de destino, digitar a data da transferência e o valor. Após isso, é só clicar em "realizar transferência".
.
Também sensibilizarão a sua competência a confirmação de recebimento de contas a receber e de pagamentos de contas a pagar. Para confirmar o pagamento de uma conta a pagar ou o recebimento de uma conta a receber, você deve ir até o respectivo módulo, selecionar a conta que você deseja fazer a confirmação de pagamento. É importante que a conta esteja "autorizada": A conta estando autorizada, você vai realizar o pagamento, informar a conta através da qual a conta foi paga e a data do pagamento, o tipo de pagamento e clicar em confirmar. Ao retornar na sua conciliação, você vai ver que esse pagamento que foi feito através do módulo Contas a Pagar, já está na sua conta.
Pra saber se um pagamento ele está vinculado a uma conta a pagar ou não, você pode verificar na coluna de INFO e observar o ícone de CPR - ele vai estar azul se possuir uma conta a pagar ou a receber vinculada a um lançamento e vermelho se não possuir.
Caso os lançamentos da conta que estão vinculados a uma conta paga ou receber sejam excluídos na sua conciliação, o Status de pagamento da conta vai ser alterado, pois se o dinheiro não foi recebido e a conta não tem como ter sido recebida, e se o dinheiro não saiu da conta ela não tem como ter sido paga. 


Você também pode assistir ao nosso vídeo no Youtube.

Orientação de Uso - Conciliação