Para facilitar a visão do Correspondente Bancário na Esteira de Operações, o Mola possui indicadores que visam mostrar o acumulado de propostas dentro de cada situação, conforme imagem abaixo:



Nesse artigo, abordaremos o que cada Status significa e qual a ação necessária para que seja solucionado.

  1. Pendente de Envio: Pendente de Envio são todas as propostas que já estão prontas para pagar, porém tem algum tipo de impedimento simples travando a creditação do valor, podendo ser uma consistência ou apenas uma liberação. Nesse caso, é necessário que o correspondente verifique junto ao banco, geralmente utilizando o seu portal, para que o crédito seja enviado. Após essa liberação, estima-se que o valor entre na conta do cliente em até 30 minutos, caso não haja mais nenhuma consistência. Cliente: Algo que está me travando pra poder SER ENVIADO AO BANCO, pode ser um anexo, uma selfie melhor, o banco pendenciou a proposta. Vai ficar no status de pendente até regularizar. Muito comum pra PAN / OLÉ.

  2. Consistência: Consistência indica as propostas que apresentam algum tipo de empecilho e que é necessário uma atuação por parte do correspondente para que o contrato ‘ande’ e o crédito seja aprovado/enviado. ‘Consistência 51’ (liberação de risco) e ‘Consistência 262’ (Indicativa de Fraude/Impede averbação) são dois exemplos de consistência a serem liberadas. 

  3. Restrição: Existe algo no cliente que está impedindo a liberação desse crédito. Pode ser uma restrição no CPF, uma restrição na conta, etc. É necessário que o correspondente bancário entre em contato com o banco ou verifique em seu portal para fazer a tratativa dessa restrição. Acontece antes de averbar, volta do órgão com restrição.

  4. Averbadas: São todas as propostas que o órgão averbador já fez a aprovação da operação, o crédito está como ‘previsto’ mas é necessário fazer alguma tratativa. Ela pode tanto apresentar uma consistência, quanto só estar pendente de envio (itens 1 e 2). Deve-se entrar na proposta no banco e verificar se já é possível fazer a tratativa e liberar o valor para o cliente. É diferente de consistência pois já foi averbada e basta liberar as últimas consistências.

  5. Domicílio: São as propostas onde o crédito já foi enviado para o cliente mas, por algum motivo, voltou. É necessário que o correspondente reapresente o credito, digitando os dados bancários corretos do cliente direto no Banco.

  6. Banco/Órgão: São as propostas que estão pendentes de algum tipo de análise do banco. Nesse caso, basta que o correspondente aguarde: Não há nenhuma tratativa que possa ser feita nesse status.